Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

AGUA DE ANNIQUE - AIR

      






     Este é o primeiro trabalho solo da holandesa Anneke van Giersbergen, ex-cantora do The Gathering. Se na antiga banda Anneke já demonstrava uma tendência ao experimentalismo e afastamento do metal, no seu projeto solo ela atinge a maturidade. Aos que já gostavam dos trabalhos mais recentes do The Gathering, ouvir o Agua de Annique será a certeza final que faltava de que ela realmente precisava tomar novos rumos, o som que se ouve é um pop de conteúdo, com letras fortes, que seguem a linha do que Anneke já escrevia há anos e um instrumental que se afasta de vez de qualquer traço metaleiro, puxando mais para um som totalmente atmosférico.  

     Em "Air" você vai ouvir músicas de extrema beleza. São canções densas, boas distorções de guitarra, belos arranjos de piano e o vocal sempre magistral da cantora, que aqui conseguiu dosar bem a melancolia com o peso de forma que o disco é bem variado e nem um pouco cansativo. 

   A primeira "Beautiful One" traz um vocal melancólico, guitarras e bateria arrastadas, já "Witnesses" se compõe de guitarras nervosas, experimentalismo instrumental, boas variações de bateria. 

"Yalin" já volta a uma calmaria, não chega à melancolia, tem uma levada mais pop. "Day After Yesterday"  tem ótimos arranjos de piano, e volta à pegada mais melacólica. 

As próximas três músicas que seguem continuam caminhando por temas melancólicos, mas com diferentes instrumentais, ora mais pesados, ora mais arrastados. "You Are Nice!" é a música mais pesada do álbum com guitarras nervosas. “Trail of Grief” volta ao ritmo arrastado, mas da metade para o fim assume um peso tremendo. "Come Wander With Me" volta aos temas mais introspectivos, esta é uma das duas músicas do álbum que não tem letras de Anneke, a outra é  “Sunken Soldiers”, que vem logo em seguida trazendo boa carga de experimentalismo, e bons arranjos de piano. 

"Lost And Found" novamente mostra o lado denso do trabalho, com ótimas linhas de guitarra. "Asleep" encerra "Air" com uma sensação de paz única, bela letra e belo vocal.  


Seguem as 13 músicas que compõem o cd: 


01. Beautiful One
02. Witnesses
03. Yalin
04. Day After Yesterday
05. My Girl
06. Take Care of Me
07. Ice Water
08. You Are Nice
09. Trail of Grief
10. Come Wander With Me
11. Sunken Soldiers
12. Lost and Found
13. Asleep

Nenhum comentário:

Postar um comentário